27 maio 2009

VERDADE sempre...

O comentário abaixo foi feito em resposta a um email que recebi...dai achei interessante postar aqui....abrax;



Toda diferenciação necessita de um contra-ponto. O que é consenso ou o que é principio? Quem dita isso? Ora, se não existe uma base de apoio ambos são apenas interpretações. Esse é a questão, quando não se tem uma exegese sincera (sem cera) dos princípios (o que tbm é interpretação) daí não tem como se comparar, nem mesmo confrontar.....o que se tem é o vale tudo das idéias, da nova luz social.
Então temos: Princípios que são de fato valores universais, e princípios relativos a cultura e a historia( consensos, acordos e tratados....) se não for por esse entendimento então estamos todos perdidos (fudidos mesmo)...mas. se existe A VERDADE, e se ela está disponível para ser acessada, daí então resta uma esperança. Nesse caso, Jesus deixa claro que a vida dele, sua forma de interpretar a vida e seus mandamentos, são a expressão dessa VERDADE, que existe, gostemos ou não, entendamos ou não.... Nesse caso, bem aventurado quem interpreta a realidade histórica, social, teologia a partir dessa verdade, porque se não for assim daí o que é, é apenas para alguém isolado na existência, e com isso, principio e consenso,seriam a mesma coisa, não fariam diferença. Bem, mas e aqueles que não conhecem Jesus? Ora, essa é a grande obra, onde Deus coloca pistas dessa verdade na cultura que os homens produzem....antes do Jesus histórico havia o Jesus sem nome...filho de Deus...místico....criador do mundo.....Paulo fala sobre isso em romanos...do testemunho da VERDADE que de alguma forma cada ser humano carrega. O advento de Jesus é a convergência dessa verdade cósmica, mística trazida pra dentro da realidade histórica, o que não aperfeiçoa a VERDADE nem a dilui, apenas a expõe!!
Bem, apenas um pensamento

Um comentário:

Yuri Steinhoff disse...

Sempre belos pensamentos, hein meu amigo Woow!

pois, é... será que a verdade teria como ser aperfeiçoada? se ela é Verdade, ela realmente (como bem disses) apenas exposta, pois basta por si mesma! A Verdade dói?? Não, mas apenas quando andamos verdadeiramente atadas a ela torna-se indolor... A verdade, para nós, seres humanos imperfeitos e (como diria Paulo Freire) inacabados, neceessita, antes de muita coisa, de maturidade. Talvez um grande princípio seja justamente esse: maturidade! Mas não a maturidade que leva a soberba, que ai é outra parada, mas uma maturidade transcedental, para, assim, conviver com a verdade (nua e crua, citando o título do blog!)
E para conviver com qualquer coisa, principalmente com a verdade, tem que haver a contextualização em todos os sentidos, senão parte-se de uma verdade apenas individualizada, fragmentada... inverdade...
A verdade tá aí, escancarada na nossa face... resta-nos apenas maturidade para encará-la... e apropriá-la como verdade...

só mais um pensamento tb!

bbrassssss