09 janeiro 2009

Entrevista... Israel, a palestina e o Islã.

Pessoal... dei uma entrevista a um site, achei interessante o assunto pela atualidade...segue abaixo perguntas e respostas...tem alguns erros de digitação, entao por favor, relevem...no blog eu deixo correr solto esses erros..kkkk.... a entrevista na integra pode ser lida em www.guiame.com.br
--------------------------
1) Como o senhor entende a permissão de Deus para que de Ismael surgisse uma grande descendência?


O texto bíblico mostra claramente que Ismael geraria uma grande nação (o povo árabe) e Deus abençoou Ismael. Esse é um detalhe que geralmente os leitores desapercebidos não vêem, vejamos: “Quanto a Ismael, também te escutei. Abençoá-lo-ei, torná-lo-ei fecundo e multiplicarei extremamente a sua descendência. Será pai de doze príncipes, e farei sair dele um grande povo. (GENESIS, Capitulo 17,20. in: BIBLIA SAGRADA). Ismael é a tentativa humana de ser resolver uma questão que dependia especificamente da graça e do poder de Deus. Contudo, por ser uma pessoa, Deus ainda asism o abençoou, e isso nao é algo leviano. A questão árabe toma um curso controverso em sua hsitória com a implantação do islamismo como religião veiculada ao povo árabe. Por isso entendo que o “problema”não são so árabes, enm judeus, mas o problema é como esses dois povos interpretam sua existência em relação ao território palestino. O Islamismo surge em meio a uma guerra por território, por isso, pra eles, lutar em nome de deus por aquela terra é algo que faz parte da sua essencia. Da mesma forma israel sente-se livre pra se defender de qualquer que queira dominar seu território.


2) Em Gênesis 16:12, o anjo do Senhor fala sobre Ismael: “Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos”. Relacionando Ismael a toda sua descendência, é possível dizer que o conflito IsraelxPalestina pode ser solucionado?

Sim é verdade, mas como mencionei acima Deus decide abençoar Ismael, mesmo sendo uma tentativa frustrada de Abraão em viver a vontade de Deus. Mas a tentativa foi frustrada em termos valorativos da promessa, contudo, a vida de Ismael foi preciosa pra Deus,d a mesma forma que foi Adão, pois Deus toma a mesma atitude; o abençoa, e olha que Adão foi abençoado antes da queda, do pecado, imagine o que significa essa benção na vida de Ismael! Quanto ao conflito, não podemos ser simplista. Ele é fruto do confronto primeiramente da teodisséia do judaísmo versus a teodisséia do Islamismo. Vale lembrar que o nascimento do islamismo está ligado a uma guerra. seus pressupostos de origem estão ligados a violência em nome da revelação divina. Existem momentos na história do judaísmo que isso acontece, mas geralmente o judaísmo é uma religião pacífica, mais voltada pra inserção do judeu no contexto social. Essa relação de ascensão social é algo que gera muita crise com o povo judeu. Hitler não entendia como um povo segundo ele “sujo e pardo” tinha condições de ascender socialmente. O conflito é essencialmente por terra. Sim, terra que é chamada de terra santa por ambas religiões. No meu entendimento essa crise não cessará, ela pode ser minimizada, mas de fato o termômetro mundial está ali. As profecias bíblicas sobre Israel são balizadores para o mundo, e pelo que pesquisei vejo que a tendência é exatamente o crescimento do conflito até o ponto que se torne insuportável.


3) Quais são os marcos históricos que aproximam judeus e muçulmanos em Israel?

Bem, se sua pergunta estiver significando mulçumanos enquanto religião, então temos a relação de origem do Deus único como ponto de aproximação. Tanto para o judaísmo como para o islamismo so existe somente um Deus. Ao qual é chamado de Deus de Abraão. Em termos eclesiológicos, os estamentos sacerdotais de ambas religiões são fundamentalistas. A questão da terra é outro ponto que serve de aproximação. Ambos são povos que peregrinaram pela região da Palestina e Ásia menor. Ambos possuem uma revelação escrita com mensagens da parte de Deus, e historicamente estamos falando do mesmo Deus. Vale lembrar que a expulsão dos Judeus no ano 70 dc acontece em um momento em que a terra era relacionada ao império, e não a pessoas. Tudo que estivesse dentro do Imperio romano era de Roma. Bem, em dois mil anos novos ordenamentos jurídicos aconteceram, e quando os Israel volta a “existir”como nação política, surge então a pergunta, “De quem é essa terra?”. Uma decisão da ONU, apoiada pelos aliados, e com voto de minerva do brasileiro Oswaldo Aranha, dá a posse da terra ao povo Judeu. O conflito é exatamente a relação jurídica e religiosa com a terra, e Jerusalém é um ponto de aproximação ente esses dois povos e essas duas religiões.

4) O senhor concorda com a ação de Israel?

Não. Da mesma forma que não concordo com o que os grupos radicais islâmicos vêem fazendo com o povo judeu. Acho a ação desproporcional demais. Em Israel morreram ate hoje 8 pessoas, em gaza já chega a 800 mortos, sendo que a maioria dos mortos é gente inocente. Claro que não podemos deixar de considerar que essa gente inocente pode a qualquer momento se oferecer pra ser uma bomba humana para atacar Israel. Esse conflito é muito complicado. Semana passada vi nosso presidente fazer um comentário tão ridículo sobre o assunto, Lula disse, “esse pessoal tem que resolver isso rápido”, ora Sr. Presidente, um conflito que tem origens históricas a mais de 3 mil anos não pode ser resolvido “rápido”. A única forma de se resolver rapidamente esse conflito é o extermínio de uma das etnias, e parece que Israel está indo por esse caminho. Uma tristeza! Israel ficará lembrada na história moderna por esse ataque.

5) Em sua opinião, como a imprensa tem abordado o tema?

A impressa que cobre o evento de forma mais efetiva é uma impressa Branca anglo-saxônica e aliada de Israel. CNN, BBC e Reuters dão as cartas da informação, sendo que nesse caso a Reuters me parece mais isenta. A Globo enviou um jornalista que tem aparecido várias vezes por dia nos noticiários e me parece que eles querem mostrar a desigualdade dessa guerra. Mesmo mostrando os estragos e mortes causados pelos foguetes do Hamas, ainda assim, acho que a Globo está se posicionando contra Israel. Com a internet temos hoje mais acesso a outras fontes de informação isso é bom.


6) A crítica da imprensa pode estar sendo influenciada pelo antiamericanismo no mundo? Especialmente depois da guerra dos EUA e o Iraque?

Sim. Com certeza, sua analise está correta. A aliança EUA e Israel é um incomodo pra muitas nações do oriente médio principalmente. Contudo, creio que o novo presidente deve se posicionar contra essa guerra assim que assumir a presidência no próximo dia 20. Obama sabe o que é ser uma minoria perseguida. Mas não devemos achar que ele vai repreender Israel ou coisa parecida visto que para os EUA essa aliança é estratégica, especialmente no momento de depressão econ6omica que vive aquele Pais.

7) Se os territórios adquiridos depois de 1948 fossem entregues à Palestina, o conflito cessaria?

Bem, essa resposta deve ser pautada pela dúvida metódica. Nesse momento se isso acontecesse o conflito aumentaria de forma implacável, talvez com uso de bombas atômicas para barrar tal possibilidade. Israel hoje é uma potencia militar, bélica e nuclear. Como disse anteriormente esse território faz parte de um consciente coletivo religioso. Hoje Israel tem poder econômico e bélico pra lutar até a morte do último soldado para defender aquela terra que ficou “desocupada”pelo judeus por quase dois mil anos. Agora, votando pra história, vimos que em 1948, quando o Estado de Israel foi criado juridicamente, imediatamente judeus de todo o mundo migraram pra lá, mesmo não havendo nenhuma estrutura, nem condições para receber todo aquele povo, mesmo assim, eles foram, moraram em tendas, e em pouco tempo se tornou uma nação temida. Chega a ser impressionante!!! O conflito não cessaria se as terras fossem devolvidas, isso pra mim é claro.

8) Organizações de direitos humanos têm defendido que a atitude de Israel só fortalece o Hamas. O senhor concorda com isso?

Em parte concordo, pois o Islamismo é uma religião que valoriza o fato histórico, principalmente se for um ato de violência. Essa invasão de Gaza não será esquecida, nem mesmo daqui a dois mil anos, pois os que morreram lutando se tornam mártires, heróis da causa Islâmica e isso só aumenta o ódio contra Israel. Como disse anteriormente esse conflito é complexo e praticamente impossível de se resolve, seja pela diplomacia seja pela guerra. Isso porque o islã tem hoje um corpo de fies ao redor do mundo que assistem indignados o que está acontecendo, e em breve veremos respostas, represálias contra o que está acontecendo em Gaza. Infelizmente o mundo se tornará um lugar mais hostil depois dessa guerra, principalmente porque a mídia, mesmo que manipulada, está trazendo o sofrimento da população palestina que vive em Gaza, e jogando na nossa cara!!!

9) Existe fim para o conflito?


Não vejo fim para o conflito, apesar de ver um fim para essa ação de Israel em Gaza. Creio que os EUA terão papel fundamental nisso, e também a França. Mas será pontual até a próxima ação que acontecerá assim que um desses grupos radicais islâmicos fizer um atentado contra Israel. Infelizmente não vejo fim para o conflito.

Nenhum comentário: