17 janeiro 2009

Férias e cantoras do Brasil

Pessoal, estou de férias e tirei uns dias em João Pessoa com minha familia pra descansar e me prepara para este ano que promete muito trabalho a frente. Bem, até ai tudo normal...praia com as crianças, areia, livros, sol, cerveja gelada...e por ai vai....mas algo aconteceu...kkk....comecei a assistir Tv ( coisa que nao fazia a mutio tempo....to parecendo assembleiano das antiga...kkkkk)....e acompanhei a última semana do seriado produzido pela Rede Globo, qeu apresentava a biografia da cantora Maysa, na visão do seu filho que dirigiu a mini-série. Bem, foi um bom trabalho...parabéns a quem se dedicou a essa obra.
Meu post hoje é apenas uma reflexão sobre como o final da vida de várias cnatoras brasileiras pode ser chamado de tragédia. Sim...trágico foi o fim de algun ícones da música popular brasileira, mas especialmente de mulheres...sou novo, tenho apenas 36 anos, mas como músico busquei conhecer um pouco sobre a vida dessas cantoras...Vejamos; o seriado mostra com clareza a crise existencial da cantora maysa, suas crises com alcool e cocaina, e a relação conflituosa com seu filho. Lembro-me da elis Regina, meu Deus, em seus documentários podemos perceber o destilar de melancolia e falta de perspectiva no viver, memso que sua música embalou a vida de muita gente. Clara Nunes....morreu derrepente e deixou uma interrogação..o que de fato aocnteceu? Araci de almeida, morreu pobre, amargurada e tutelada por Silvio Santos...Carmen Miranda foge um pouco a regra, estava bem nos EUA, mas morreu como dependente de drogas e sozinha com um copo de uiske ao seu lado em sua casa em Berveley Hills.
Espero que a nova geração de cantoras aprenda alguma coisa com essas estorias de vidas tão sofridas e tão sofredoras. A Arte dessas cantoras encantaram e trouxeram sabor pra vida de mutia gente, mas por algum motivo essa mesma arte se tronou dessabor para que a executava. Ironia!!!
Vejo que a arte precisa ser pensada a apartir de um sistema de valores anteriore a ela mesmo. A arte precisa ser decodificada apartir do que chamamos de VIDA. Sem isso, a Arte se torna vilã de si mesma, e seus executores podem cair na armadilha da sedução dos sentidos, algo que a arte pode e faz imediatamnte quando o observador se aproxima.
As cantoras tristes e trágicas do Brasil já quase todas se foram...temos uma safra de artista que estão encantando milhares....ate com uma postura de alegria...mas no final, o que vai contar e como vão terminar a carreira. Como terminamos nossa carreria é mais lembrado do que o que fazemos durante a carreira...só um pensamento.
bjo no coração.

Nenhum comentário: