24 maio 2006

Entendendo as Palavras

Estava pensando no que consiste as palavras faladas. cheguei a algumas conclusões.
Primeiramente as palavras faladas são sons que carregam um código emocional que não pode ser totalmente conhecido. As palavras são como um recipiente onde as pessoas depositam toda sua alma e mais alguma coisa, e isso nos impossibilita de saber exatamente o seu significado. As palavras faladas são um instrumento afiado que temos certeza que pode cortar mas não sabemos como isso acontece.
Segundo, as palavras faladas são também uma onda sonora. Parece redundante, porem não podemos esquecer que o que ouvimos são ondas sonoras que não podem de maneria alguma carregar o sentido intríseco do que se pretendia dizer. Onde está o sentido então? Bem, o sentindo está no receptor. Isso faz com que o processo de falar uma palavra seja um processo que depende do outro. Sim, o outro é quem dá sentido ao que falamos. As ondas sonoras não carregam o sentido em si, mas apenas codificam o valor tácito daquela palavra, o qual será interpretado, entendido ou rechassado.
Terceiro, a palavra falada nunca carrega a mesmo sentido duas vezes. Ela perde o seu valor assim que é recebida pelo receptor sendo transformada em outro sentido. Percebi também que as palavras faladas em momento de dor surtem amis efeito do que nos momentos de alegria. Creio que isso tem a ver com a teoria do receptor já esposta acima.
Tenho pesquisado esse fenômeno, buscado entender como usar de forma útil e sadia essa ferramenta da humanidade. Saber usar as palavras pode ser a maior virtude de alguem, ou a maior doença.

Nenhum comentário: