09 janeiro 2011

O Batismo de Jesus

O batismo de Jesus é um marco na história da espiritualidade hebraica. Jesus ao se apresentar para o batismo causa inaugura um novo momento: vida de arrependimento. Esse momento é tão importante que foi registrado nos quatro evangelhos. Mas como seria isso? Porque o Santo Cristo que não havia pecado algum teria que se batizar. Sua resposta a João batista é clara. Vejamos. Mat 3.13-17.

A prática do batismo não era algo corriqueiro na espiritualidade hebraica. Em alguns momento que aparece sua representação está ligada a purificação, ou seja, o batizando seria o imundo que precisaria se purificar.

Ao caminhar pro batismo Jesus, aquele não tinha pecado, estava convocando o povo de Deus pro arrependimento. João Batista ficou admirado com sua atitude e queria impedi-lo pois Deus já havia revelado a ele a essência do Cristo.

O resultado do batismo de Jesus foi um fenômeno místico que representa o poder de Deus em sua vida e a capacitação de Deus para cumprir seu chamado. O texto sagrado nos fala que João viu os céus se abrirem e uma pomba, ou a imagem de uma pomba, que representou o espírito santo. Que reencontro lindo!!!

Outro testemunho tremendo foi a voz celeste que declarou que Jesus era o filho de Deus e que Deus tinha prazer nesse filho. Deus deu testemunho a outro sobre a vida do Cristo. Essa tal vês seja a razão principal que Jesus tenha se submetido ao batismo.

Nosso batismo é uma forma de nos identificarmos com o batismo de Cristo. A diferença é que nós de fato somos pessoas que precisamos de purificação visto nossa raiz pecaminosa. O nosso batismo é um ato de fé em obediência a Deus para que sejamos lavados não pela água mas pela palavra bendita de Deus.

Por causa de Cristo nosso batismo é aceito diante de Deus e o mais impressionante de tudo isso é saber que aquele movimento espiritual da descida do Espirito Santo e da afirmação de Deus vem se repetindo cada vez que um eleito de Deus se arrepende e se achega ao Pai eterno.

Hoje celebramos o batismo de nosso Senhor. Que seja um momento de reflexão e de mudança de vida pra todos aqueles que por graça um dia foram batizados em nome de Jesus.

Vamos orar!

2 comentários:

Yuri Steinhoff disse...

Obrigado por compartilhar suas prédicas!

Um grande e demorado abraço...

Yuri Steinhoff disse...

Ah, a Fernanda esta com um blog tb, vai lá:


http://fernandavivian.blogspot.com/