03 janeiro 2011

Presentes so Rei

Esse foi a base do sermão desse domingo quando celebramos a Epifania.

gerson

--------------------------------------------------

 

Ainda é Natal!!! Celebramos hoje a Epifania. Momento em que Jesus é apresentado aos povos de forma simbólica através da visita dos sábios do oriente.

Vamos ler novamente o texto no evangelho de São Mateus 2.1-12. Leiamos.

No último domingo meditamos em como foi impressionante o fato de Jesus, Messias Judeu, ter recebido adoração primeiramente de sábios do oriente. Nessa noite quero me ater aos presentes que foram dados ao menino Deus e sua família.

O texto apresenta três elementos: Incenso, Ouro e Mirra. Vejamos:

Incenso: O incenso hoje sofre preconceito religioso. Mas seu uso na história da humanidade sempre apontou pra duas situações. A primeira era usada para perfumar ambientes e a segunda era usado de forma simbólica para representar a vida de devoção, ou seja, a vida de oração. Podemos aplicar esse significado a vida do Cristo entre nós. De fato essa foi uma das solicitações dos discípulos de Cristo: Ensina-nos a orar. Jesus sendo Deus não deixou que sua vida ficasse fora da vida de oração. A Epifania aponta pra manifestação de nosso intercessor diante do Pai.

Mirra: Planta que nasce na África e no Oriente Médio. Seu óleo é perfumado e seu gosto amargo. Usada na antiguidade para mumificação, a mirra possui propriedades anticépticas. Esse foi um presente interessante dado ao menino Deus. Inferimos que o presente foi dado a ele em forma de óleo, pois era o mais comum. Servia para limpeza e para perfumar a criança. Contudo, a simbologia da morte aparece como um fator profético. A morte de Cristo fazia patê não somente do plano natural da vida mas do plano de redenção do povo de Deus.

Ouro: O Ouro nesse momento da história era um presente dado a Reis. No caso da família de Cristo ele garantiu a sobrevivência, pelo menos no momento de fuga para Nazaré. Da mesma forma esse elemento da natureza aponta pra algo maior, ou seja, pra revelação que aquele menino era o Reis dos reis...Senhor dos senhores.

Hoje, domingo em que celebramos a Epifania devemos adorar e agradecer a Deus por manifestar tão grande salvação ao mundo e pela forma maravilhosa que Cristo vem se revelando ao seu povo através da história, chegando a mim e a você.

Oremos.

Nenhum comentário: