11 abril 2006

Judas na Mídia...

O news do momento é o tal "Evangelho de Judas"...Muitos historiadores, clerigos e a mídia estão debatendo o papel de Judas, se ele foi vilão ou Herói.

Fiquei pensando, porque esse pessaol fez tanta festa com esse achado, visto que, ele foi escrito 300 anos depois de Cristo, dependeu da tradução do "dono" dos rolos de papiro, e mais, papel aceita tudo ne? Não é esse o argumento do eruditos pra não crer no restante da Bíblia?

Por que acreditar que esse "Evangelho" é verdade e os outros não? Se os outros não são verdade como esse pode ser?

É...as contradições estão no ar!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

super hiper interessante, está tendo tantaaaaaaaaaaa repeercussao na midia, é impressionante, propagandas atrás de propagandas, muitooooo estranho,

Marco Aurélio disse...

A descoberta do Evangelho de Judas é um grande achado arqueológico e espero que os religiosos entendam isso. A Última Tentação de Cristo, A Paixão de Cristo, e o Código da Vinci foram duramente atacados pelas igrejas. Agora é diferente. Não se trata de um filme ou de um livro. É um documento verídico.
Essa vai dar muita polêmica!

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

Prezado marcos,

Obrigado por seu email.

Bem, de fato, o evangelho de Judas foiachado em 1945, juntamente com outros textos, os quais deram origem a ficção deDan Brown.

Como Historiador, reconheço o valorhistórico e arqueológico do documento, valor esse que está ligado a sua época,300 DC, quanto ao conteúdo, bem, isso sim é passivo de muito questionamento,mas pra isso, teríamos que entrar num dialogo mais teológico e não arqueológico.Minhas colocações no blog foram sobre a metodologia em considerar esses documento mais valioso do que por exempplo os evangelhos...o que o torna mais valioso? Entende?

Anônimo disse...

a ciência não é neutra e a mídia tb não

Anônimo disse...

Hum... há controvérsias...

Isso me parece muito mais é com aquela história maluca da oração (herética) do "Pai Nosso" que foi achada gravada em uma pedra e o pessoal fica passando no E-mail da gente...

Mas quanto ao valor "arqueológico" de um papel que data do ano 300, eu não discuto, mas daí a isso ter mais importância que os evangélios, ah... puxa vida... que doidêra...

É um documento em COPTA de 300 D.C. e que "ACREDITA-SE" ser copiado de um outro que dataria de 180 D.C., cuja autoria é atribuída a JUDAS.

Eu só queria entender a BASE CIENTÍFICA desta atribuição. Eu não discuto que o papiro exista e nem que tais palavras estejam escritas lá, mas daí a PROVAR a AUTORIA, é D+ pros meus cabelos.

JUDAS teria que ter 180 anos de idade para ter escrito isso e os evangelhos relatam que ele morreu por volta do ano 30.

Agora.. para quem quer provar "PONTOS DE VISTA" qq argumento é válido, né...
Todo o resto que tem sido exaustivamente estudado nada vale nessa hora...
Acho que isso é um trabalho para o "MISTER M"

[]'s

Anônimo disse...

oi amor, vc fica flando q eu nao leio seu blog, mas aqui estou li tudinho, ta muito bom. te amo,monica

Anônimo disse...

gente olha minha poesia
eu que criei
rsrrsrsr

Tempo
Tempo que não volta mais
Tempo que não volta atrás
Tempo alegre
Tempo mágico

Tempo despercebido
Tempo desperdiçado
Tempo amado
Tempo chorado

Tempo onde tudo parece um sonho
Tempo onde tudo parece parar
Tempo de se apaixonar
Tempo para se amar

Tempo para se pensar
Tempo de se renovar
Tempo de acordar
Tempo de avançar

O tempo
Os tempos
Sem tempo
No tempo.