10 maio 2012

Aula Inaugural do Mestrado na PUC-Minas

No dia dezessete de abril, por volta das 19 horas, o professor Padre Libânio proferiu uma palestra por ocasião da Aula Inaugural do Programa de Ciências da Religião da PUC-Minas. O auditório estava repleto e todos queriam escutar as palavras daquele senhor magro, de sobrancelhas volumosas e amareladas.

Libânio introduz sua palestra definindo o corte temático do assinto. Ele apresenta as tendências religiosas na contemporaneidade a partir da tripartição: i) Religião, ii) Religiosidade e iii) Fé.

Por Religião, o palestrante defende que as instituições religiosas são as mantenedoras da Religião. É através dessas instituições que a Religião se perpetua enquanto campo estrito de conhecimento teológico e dogmático.

Da mesma forma, o professor discute a Religiosidade enquanto uma experiência particular e individual que é fluida e não necessariamente está ligada a alguma religião.

De acordo com o palestrante tanto a Religião como a Religiosidade vem sofrendo pressões do processo de mercantilizarão, criando assim um processo contraditório de endurecimento e relaxamento das estruturas religiosas.

Por fim, Libânio discorre sobre a Fé enquanto uma possibilidade plausível de compreensão e assimilação da realidade, visto que a Religião vem perdendo espaço ao mesmo tempo em que a religiosidade, por ser tão fluida, não responde a todas as demandas que surgem nas angustias humanas, e conclui que é através da fé que o ser humano estabelece uma relação identitária com Deus e consigo mesmo.

Um comentário:

MARCENÁRIO MARCENEIRO MODERNO disse...

Olá Gerson, que Deus te abençoe grandemente nesta nova empreitada que é estudar e ser um Cristão mais antenado com as culturas e realidades de outros povos... Saudades, mas feliz em saber que vc está bem... Que o Eterno te eleve nos Seus braços!!!!