08 agosto 2009

Astro...alguam coisa.

Pessoal, tenho uma amiga que sempre me pergunta umas questões e tal...bem, segue abaixo uma resposta a uma dessas perguntas....abraços...
-------------------------------

Olha, antes de te responder diretamente quero fazer uma reflexão.

Os fenômenos astronômicos fazem parte do descobrimento do homem de si mesmo.....desde a antiguidade fenômenos astronômicos marcaram o entendimento daquelas sociedades sobre elas mesmas.....podemos ver isso claramente nas tábuas maias e sumérias....e em varias outros momentos, quando homens atribuem seu significado existencial aos astros. O surgimento de várias religiões tem ligações com astros....ate mesmo o cristianismo....lembra da estrela de Belém? Do fenômeno astrológico que teve que ser observado pra saber onde o Cristo nasceria?..kkk.....O Islã e o judaísmo com calendários lunares, e equinócios e solstícios são ainda considerados momentos de passagem pra um outro tanto de religiões.

Dito isso, vemos que o homem criou uma forma de se entender quanto homem a partir de valores que atribuiu aos fenômenos astronômicos criando assim os fenômenos astrológicos.

Bem, o problema é que Copérnico aparece na historia...kkkkkk.....e mostra claramente que os astros existem por si só e não em favor do homem..kkkkk......e Newton tbm mostra que a situação do universo é da ordem para desordem, exatamente por causa da relação dos astros. Isso tira a astrologia do cenário de ciência e a coloca na esfera da crença.

Respondendo a sua pergunta...mas ela será respondida em duas partes...vejamos:

Primeiramente, não, a posição dos astros não pode influenciar de forma empírica na personalidade de alguém. Talves, o máximo que da pra aceitar seja a relação da gravidade da Lua em trono da terra..mas sinceramente acho que quem sofre mais com mudanças de personalidade por causa dela são os peixes ( por causa das mares) e os apaixonados...kkkkk...

Mas, podemos tbm ver que, se aquela sociedade atribuir valor ao fenômeno astrológico e ensinar vc a ser o que os astros querem que vc seja, bem ai sim, a posição dos astros influi na vida de alguém.

Eu acho muito interessante os estudos astrológicos....mas sinceramente prefiro os um olhar astronômico.


Abraço

Gerson

3 comentários:

Yuri Steinhoff disse...

Interessante lembrar que o fenomeno "aquela sociedade atribuir valor ao fenômeno astrológico e ensinar vc a ser o que os astros querem que vc seja, bem ai sim, a posição dos astros influi na vida de alguém" é explicado por C.G. Jung ao referir-se ao inconsciente coletivo. Uma sociedade é recheada (isso mesmo, recheio) de valores, conceitos, concepções e ideologias que nós acabamos por multiplicá-las sem mesmo antes pensarmos sobre elas. assumimos posturas em nossos circulos sem questionarmos, mesmo na igreja. estamos apenas conformados confortavelmente com as coisas deste mundo... somos confortavelmente passíveis com a realidade circundante... passivelmente insensíveis à vida humana, ao passo que queremos ser "espirituais"!! Hipocrisia!! em sua concepção mais original! hipocrisia!
reduzimos a grandeza de Deus... nos limitamos em nós mesmos com nossa pequenez de nosso pouco construído conhecimento que despreza todo conhecimento...

báá...

O Boletim Central disse...

e recomendo a leitura de
http://www.luizcarlosramos.net/
abraçso

Dj Léo H disse...

Vc é um herege em dizer que Maria a virgem Maria ñ é mãe de Jesus.
Ela é sim Mãe de Deus e da humanidade. se tu crê nisso irmão só a misericordia de Deus pra te livrar do inferno.