21 abril 2007

Como nascem os ídolos


Tenho percebido algo no meio da Cristandade que me preocupa. Parece que o sacrifício vicário está em baixa!!! Os tempos são de formação de novos ídolos ( nada contra o programa de tv lá)...Estou falando do processo sociológico da formação, ou aparição, de um ídolo.



Vejamos: o ídolo nasce através da valorização de uma imagem, seja física ou não, e uma atribuição de necessidade vital. Com isso, vejo que muitos tentam desesperadamente criar uma necessidade "vital" para seu trabalho, ministério, empreendimento, pois com isso, criará fiéis dependentes do seu produto. Os traficantes usam essa técnica pra fidelizar usuários.



Bem, vejo isso!! Váriso Ministérios estão criando uma necessidade espiritual enganosa, contudo bem comunicada, para que crentes, idiotas ou não, possam ser fidelizados e assim dar longevidade ao empreendimento. Sim, a situação chegou a esse ponto de calamidade.



Isso na verdade é o mesmo fenômeno de criação e consagração de um novo ídolo. Nesse caso específico podemos dar vários nomes a esse ídolo, por exemplo: Libertação, batalha espiritual, Mover de Adoração, escolas de preparação, etc... (sem generalizar, claro).



Perceba que o fundamento da idolatria é sutil porem presente. Toda vez que aumentamos o valor de algo em detrimento da fé simples que Jesus ensinava, estamos promovendo a idolatria. Sim. Isso é idolatria, e também paganismo, porem com roupas de piedade.



A vida de Jesus não se encaixa nos padrões idolatras que a fé evangélica vem assimilando. Ele pregava liberdade, acesso a Deus pelo arrependimento, vida cotidiana com Deus, e isso confronta os rituais idolatras que vemos hoje, onde pessoas são levadas a crer que existe uma "necessidade" maior, algo ainda não alcançado, distante, quase um segredo, que apenas alguns gnósticos conseguiram desvendar.



Escrevo esse artigo não com mágoa, nem tristeza, mas com alegria, pois, a graça maravilhosa tem-me sido dada para ver, e ao mesmo tempo, ser confrontado com tudo isso, e mais ainda, ter a oportunidade de me expressar para todos que queiram ouvir...Sim, quem quiser ouvir algo sobre o evangelho ouça...não existe barreira, não precisa de conhecimento especial, basta crer!!! Bastar se render!!! Não a lobos religiosos, mas se render a loucura da fé simples no Senhor das nações: Jesus.



De uma vez por todas, entendi que sou livre. Sim. Livre do pecado. Livre de mim mesmo. Livre do medo. Livre da instituições. Ando por muitas delas apenas para poder proclamar liberdade aos cativos.



Que todos os ídolos criados no meio da Igreja de Jesus sejam derribados pelo zelo palavra do Senhor.



2 comentários:

César Almeida disse...

Gerson...
Ai, foi um prazer t conhecer...
Esse texto e simplesmente d+!
Eu e minha mão estamos meditando nele... pois adoramos discutir sobre a graça de Deus!
Ahh, a mensagem do Salmo 23 foi mto edificante...
E na festa vamos nos ver!!!!
Deus t guarde.

César Almeida disse...

Depois entre no meu blog tb...
cesar7l.blogspot.com
Valew.