Abaixo segue um texto produzido por minha filha, Melissa. Ela tem 12 anos e está participando de um concurso de redação. gostei demais do texto que ela porduziu e compartilho com vcs…vale a pena ler.
______________________________________
Belo Horizonte, 16 de março de 2011
Olá amiga árvore!
Que saudade que estou de você! Fiquei sabendo que sua mãe foi cortada e então pensei que poderia te contar uns casos que vi e ouvi por aqui.
Ontem, vieram uns humanos aqui, foi muito triste, cortaram quase todas de nos aqui no bosque. Mas eu não entendo isso! Pelo que eu sei somos muito uteis por aqui.
Fazemos com que o ar fique mais puro para que todos vivam melhor, muitas de nós dão frutos para alimentá-los e na época de primavera, enfeitamos os parques, bosques e casas.
E eles nos retribuem cortando, queimando, e destruindo nosso habitat?
Imagine o mundo sem nós, sem esse ar puro que eles respiram, com um calor escaldante e sem nenhuma sombra para se refrescar! Eu acho que seria muito ruim.
Acho que eles devem pensar nisso o mais rápido possível, pois sem nos o mundo iria ficar em desequilíbrio.
Parece que eles não sabem muito sobre a nossa casa, as florestas e matas, e para estudar alguma coisa, ela precisa existir por isso eles tem que nos preservar.
Ouvi dizer sobre duas doenças fatais para eles: um tal de câncer e AIDS.
Quem sabe, na nossa floresta há uma planta ou um fruto que consiga curar essas doenças? Vai ser difícil descobrir se não existir uma floresta para pesquisar.
Quem sabe algum humano pense que esta em nosso lugar e veja a nossa importância para o mundo. Espero que eles sejam rápidos, pois amanhã já operam novas máquinas que cortam mais e mais da nossa floresta.
Mas parece que eles não têm consciência disso tudo que eu falei. Eles precisam ser lembrados da nossa importância.
Foi por isso que escrevi essa carta, para te mostrar que foi uma grande perda sua mãe foi cortada, pois cada árvore tem uma importância enorme para o mundo.
Outro caso que ouvi, foi de uma menina que conscientizou a sua escola inteira e de sua sala de quarenta alunos, todos plantaram duas árvores. E isso foi muito legal, pois se a geração de adolescentes e crianças pensarem sobre isso, ao passar dos anos temos uma chance do mundo inteiro estar conscientizado e não cortar nem desmatar mais nenhuma árvore do nosso planeta, que com isso, ficará mais saudável.
Pense nisso e repasse essa carta para muitos e muitos amigos para que eles saibam a nossa importância para o mundo.
Amiga, espero que você não fique triste pela sua mãe ter sido cortada.
Quando repassar essa carta, lembre dos seus amigos da reciclagem que é muito importante para a nossa preservação.
Espero que os seres humanos consigam pensar bastante nessa questão de preservação do ambiente, porque pelo que eu sei todos os seres vivos dependem de uma coisa natural, que vem do ambiente e é recurso não renovável, a água. Que está presente em varias florestas que estão sendo desmatadas e com isso contribuem com a perda de água potável que por “acaso” é somente um por cento da água do mundo. Fale isso também!
Espero que você tenha gostado da minha carta e dos meus argumentos.
Um beijo,
Sua amiga árvore; Melissa.
2 comentários:
Parabéns pelo texto. Parabéns à Melissa. Já está postado e documentado no blog da escola onde eu trabalho, em Belém-PA. O link é http://escolacostaesilva.wordpress.com/2011/03/18/consciencia-ecologica/
Deus os bendiga!
Também li o texto, sugestão no blog da Escola Costa e Silva, da mangueirosa Belém do Pará.
Parabéns à Melissa pela consciência quanto ao meio ambiente.
Postar um comentário