Paz e Esperança... o que vc me transmite em nossas conversas, bate-papos e em suas pregações...
Saudades... é o que sinto aqui de longe deste meu grande amigo que veio a tornar-se... saudade do sentimento de paz e esperança que este meu amigo Gerson me passa em um simples aperto de mão e em um abraço...
A esperança de um mundo melhor que se torna fato ao conhecer pessoas tão humanas quanto a familia Freire...
Um grande abraço afetuoso...
Um grande beijo em toda a família, neste período que somente simboliza o constante e cotidiano advento que cremos em nossos corações...
Olá. Li sua monografia no blog e achei muito interessante. Sou sociologo formado pela UFRJ e pensei numa tese de mestrado sobre a indumentária esporte fino no culto do grupo Projeto Semear aqui no RJ. A tese seria a seguinte:
1) Identificar a indumentária como um recurso simbólico para traduzir uma identidade religiosa. Postura e sinais corporais, roupas são elementos estuturantes do culto das pentecostais.
2)A ascese protestante associa o sucesso economico, profissional do indivíduo à sua prosperidade espiritual (Weber). O ethos invade o plano histórico da vida social capitalista. Consequência: as Igrejas pentecostais se buroctratizam, planejam e fazem gestão empresarial do corpo doutrinário (pastores).
4)Enquanto as Igrejas históricas apostam na fidelidade de seus fiéis através da assimilação da tradição e na sua ortodoxia, as pentecostais impõem aos pastores certas funções profissionais, sendo eles contratados, pagos, para garantir o sustento financeiro e ideológico das mesmas atraindo fiéis nas ruas, casas, empresas.
3)Produto subjetivo desta função capitalista-burocrática dos pastores: investir na aparência pessoal. Isso significa investir no imaginário criado pelos padrões de vida das classes "bem-sucedidas" - advogados, juízes, empresários - como sendo a forma simbolica de "ver" o belo, o bem através da prosperidade econômica. Associando a aparência dos ricos à beleza e prosperidade espirituais, é possivel tornar eficaz o exercício da autoridade, do poder e da credibilidade frente aos seus fiéis, usando-se o "esporte-fino".
Gostaria muito se você pudesse me ajudar, estou viajando ou tem a ver o que estou pensando?
3 comentários:
Paz e Esperança...
o que vc me transmite em nossas conversas, bate-papos e em suas pregações...
Saudades... é o que sinto aqui de longe deste meu grande amigo que veio a tornar-se... saudade do sentimento de paz e esperança que este meu amigo Gerson me passa em um simples aperto de mão e em um abraço...
A esperança de um mundo melhor que se torna fato ao conhecer pessoas tão humanas quanto a familia Freire...
Um grande abraço afetuoso...
Um grande beijo em toda a família, neste período que somente simboliza o constante e cotidiano advento que cremos em nossos corações...
Feliz Natal
Olá.
Li sua monografia no blog e achei muito interessante. Sou sociologo formado pela UFRJ e pensei numa tese de mestrado sobre a indumentária esporte fino no culto do grupo Projeto Semear aqui no RJ.
A tese seria a seguinte:
1) Identificar a indumentária como um recurso simbólico para traduzir uma identidade religiosa.
Postura e sinais corporais, roupas são elementos estuturantes do culto das pentecostais.
2)A ascese protestante associa o sucesso economico, profissional do indivíduo à sua prosperidade espiritual (Weber). O ethos invade o plano histórico da vida social capitalista. Consequência: as Igrejas pentecostais se buroctratizam, planejam e fazem gestão empresarial do corpo doutrinário (pastores).
4)Enquanto as Igrejas históricas apostam na fidelidade de seus fiéis através da assimilação da tradição e na sua ortodoxia, as pentecostais impõem aos pastores certas funções profissionais, sendo eles contratados, pagos, para garantir o sustento financeiro e ideológico das mesmas atraindo fiéis nas ruas, casas, empresas.
3)Produto subjetivo desta função capitalista-burocrática dos pastores: investir na aparência pessoal. Isso significa investir no imaginário criado pelos padrões de vida das classes "bem-sucedidas" - advogados, juízes, empresários - como sendo a forma simbolica de "ver" o belo, o bem através da prosperidade econômica.
Associando a aparência dos ricos à beleza e prosperidade espirituais, é possivel tornar eficaz o exercício da autoridade, do poder e da credibilidade frente aos seus fiéis, usando-se o "esporte-fino".
Gostaria muito se você pudesse me ajudar, estou viajando ou tem a ver o que estou pensando?
Obrigado.
Felipe
consultor claro empresas
meu email é fg.claro@gmail.com
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