Faz muito tempo que não escrevo em meu Blog... pretendo escrever mais a partir de agora...
Como é de conhecimento público estou morando em Portugal. Cada dia que passa gosto mais de morar aqui. Sim, existem os desafios inerentes a uma mudança de país: saudade, adaptação, novos ciclos sociais, novos amigos... além é claro do sustento e cuidado com a família. Tudo isso conta muito...
em meio a tantos desafios, lembro-me de um conceito sobre passado e futuro. O conceito que me recordo é que, de fato, só temos o hoje. O Passado nada mais é que um amontoado de memórias que são acionadas toda vez que algo ou alguém que faz sentido histórico aparece em cena mental. O passado não é uma entidade, um local e mesmo um ambiente. Ele existe somente como experiência sináptica. Seus vestígios, esses sim, estão ai disponíveis para serem lidos e relidos. Passado bom é passado lembrado.
Da mesma forma, a questão do futuro é outro conceito que sempre me instigou. Ele não passa de desejo. Exatamente isso, preparar o futuro é ordenar bem os desejos. Ele é tão incerto como a fragilidade da vida, e, ao mesmo tempo, tão visceral. Ele chega, gostemos ou não, e um dia se tornará o que de fato temos: o Hoje.
O fluxo então é simples: Temos desejos que em breve se tornarão memória, e isso se dá no que chamamos de hoje.
Só temos o Hoje pra experimentar a vida e a relação conflitante, prazerosa e dolorida do fluxo futuro-passado.
Quem souber viver HOJE bem....terá portanto um bom futuro e um ótimo passado.
Só um pensamento.
Gerson Freire
Cascais - Portugal
28 março 2015
O Hoje é tudo que temos
Postado por Gerson Freire às 11:49 AM 2 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)