27 maio 2009

VERDADE sempre...

O comentário abaixo foi feito em resposta a um email que recebi...dai achei interessante postar aqui....abrax;



Toda diferenciação necessita de um contra-ponto. O que é consenso ou o que é principio? Quem dita isso? Ora, se não existe uma base de apoio ambos são apenas interpretações. Esse é a questão, quando não se tem uma exegese sincera (sem cera) dos princípios (o que tbm é interpretação) daí não tem como se comparar, nem mesmo confrontar.....o que se tem é o vale tudo das idéias, da nova luz social.
Então temos: Princípios que são de fato valores universais, e princípios relativos a cultura e a historia( consensos, acordos e tratados....) se não for por esse entendimento então estamos todos perdidos (fudidos mesmo)...mas. se existe A VERDADE, e se ela está disponível para ser acessada, daí então resta uma esperança. Nesse caso, Jesus deixa claro que a vida dele, sua forma de interpretar a vida e seus mandamentos, são a expressão dessa VERDADE, que existe, gostemos ou não, entendamos ou não.... Nesse caso, bem aventurado quem interpreta a realidade histórica, social, teologia a partir dessa verdade, porque se não for assim daí o que é, é apenas para alguém isolado na existência, e com isso, principio e consenso,seriam a mesma coisa, não fariam diferença. Bem, mas e aqueles que não conhecem Jesus? Ora, essa é a grande obra, onde Deus coloca pistas dessa verdade na cultura que os homens produzem....antes do Jesus histórico havia o Jesus sem nome...filho de Deus...místico....criador do mundo.....Paulo fala sobre isso em romanos...do testemunho da VERDADE que de alguma forma cada ser humano carrega. O advento de Jesus é a convergência dessa verdade cósmica, mística trazida pra dentro da realidade histórica, o que não aperfeiçoa a VERDADE nem a dilui, apenas a expõe!!
Bem, apenas um pensamento

15 maio 2009

Sempre novos começos.... um pouco de física quantica

O que é já foi, e o que será tbm ja foi.
A existencia humana é apenas um hiato no que chamamos de eternidade. Digo hiato, mas semperder a senssação de continuidade. Pensar em eternidade pode ser complicado em dias onde todos vivem o "fast food"...a vida rápida e instantanea.... mas nem sempre foi assim. na antiguisdade as sociedades sempre chegavam a uma pergunta simples....... o que é o homem? As respostas eram sempre baseadas em mitos e estórias as quais moldaram muitas daquelas culturas.
Hoje, existem mutias teorias cientificas que tentam responder a emsam peorgunta. interessantre notar que o desenvolvimento cientifico chegou a extremos em certas áereas como por exemplo biologia nuclear, mecanica e robótica. Mas quando esse conhecimento é confrontado com a velha pergunta, ai, parece que ele sucumbe, e nao é capaz de dar uma resposta eficaz, do tipo, H20 é a formula da água.
Bem, somos porque fomos criados pra ser, pra existir. Evoluimos? não muito. Somos sapiens sapiens? Talves.... criados por um ser superior? Sim..... mas como? ...bem.....agora é com cada um. O descobrir dessa criaçao em nosso dia a dia é que da sentido pra vida. Qaunto mais o homem buscar responder essa pergunta, mais ele chegará ao seu começo... Deus, Tupã, Alá, God...e pro ai vai.
A questão é que recomeçãr é sempre o nosso momento. mas isso é pra nós....as questões fora do hiato da vida são sempre presentes..... a convergencia de passado e futuro é o msterio da eternidade....tudo sempre acontecendo ao mesmo momento......sempre, e para sempre....na eternidade alguem está nascendo e morrendo ao emsmo tempo (falo tempo metaforicamente)....na eternidade o nunca e o sempre estão juntos....forma um ciclo. na eternidade o pecado e santidade se completam sem um ser maior que o outro.......porem, na eternidade é que Deus é conhecido como é; Eterno.
Os nosso recome,os sao apenas oportunidades de vivenciarmos; um de cada vez; os sonhos que vamos vivendo....
Bem....so um pensamento.