30 março 2006

Igreja Descartável?

Por Gerson Freire


Nos dias atuais vivemos sob a insígnia do Hedonismo, o qual, em ultima análise vem ganhando espaço cada vez mais nas relações do dia-a-dia das pessoas. Isso me deixa triste, pois percebo que a vida da Igreja também tem sido afetada com essa praga moderna. Creio que é necessária uma reflexão sobre ortodoxia da Igreja para que os membros da mesma não colaborem para expansão do Hedonismo em meio a Casa de Deus.

Quando vejo pessoas na Igreja que querem apenas usá-la para alavancar seus projetos pessoais, faço a seguinte pergunta: Por que alguns tratam a Noiva de Cristo como algo descartável? Sim, descartável, pois essa relação de aproveitar-se da Igreja em beneficio próprio coloca-a como apenas uma Instituição qualquer, que pode ser usada, e porque não dizer abusada.

Os Cristãos, desse tempo em que vivemos, têm muitas vezes tratado a Igreja como um “Macdonald’s”, pois chegam, escolhem o que querem, pagam por isso, e se não se sentirem bem tratados vão comer no concorrente. Essa ética protestante neo-pentecostal tem causado uma ferida profunda nos relacionamentos na Igreja de Jesus. Digo protestante porque a visão da universalidade da Igreja no Catolicismo é bem resolvida entre seus membros.

Tenho orado para que os membros da Igreja de Jesus tenham mais temor ao tratar, e relacionar-se com a ela. Não estou falando do temor medieval, mas um santo temor, lembrando que a Igreja não é apenas uma instituição humana, mas é o próprio Corpo de Cristo.

O fato de sermos dotados de dons espirituais, ou ministeriais, não nos dá o direito de usar a Noiva do Senhor como plataforma de lançamento do “meu ministério”. Não transformemos a vida comunitária em uma Igreja Descartável. Cada membro do corpo de Cristo tem seu valor como discípulo, como Adorador, e principalmente como filho de Deus. Cada congregação do Senhor, que de fato foi estabelecida por ele, tem seu papel profético na cidade, e na História da Igreja.

Oro para que eu e você tenhamos santo temor em ser parte da Igreja, dando a essa revelação a importância que Cristo deu, ou seja, se entregou por ela.

Que a revelação da Igreja de Cristo encha teu coração e que isso o leve a viver uma vida piedosa e temente a Deus, tendo cuidado para não tocar na Noiva do nosso amado.

29 março 2006

Brasileiros no Espaço.

Nesta semana o Brasil entrará para a História, pois enviou dois brasileiros pro espaço. O primeiro, bem, o primeiro foi o Palocci... :) ....e o segundo foi o cosmonauta Marcos Pontes. O Palocci vai sofrer mais com o retorno à terra do que o Marcos.

Quem diria... o Braisl com astronauta.

Agora, fiquei sabendo que o Marcos irá ligar pro Lula lá do Espaço. Puxa, o que será que ele vai falar? eu acho que ele vai falar algo assim, "Presidente, ta tudo bem pra sua chegada!!!".

Deus abençoe nosso herói da criançada, principalmente dos meninos, pois que menino que nunca pensou em ser astronauta? (pelo menos os da classe média).

Arte Italiana em BH: mas ninguém vai? Por que?

Belo Horizonte esta semana está sendo presenteada com uma Exposição de Arte com telas e artefatos de cerâmica da época do Renascimento, sendo todas as peças de origem Italiana.

Levei minhas filhas para conhecer um pouco da expressão artística renascentista que deixou marcas profundas na história da humanidade. O passeio pela galeria foi marcado por suspiros e desconfiança. Ver um pote de cerâmica da família dos Médici gerou em mim uma inquietação, pois, lembrei imediatamente do tão conhecido livro de Maquiavel - aquele que o Fernando Henrique disse que leria novamente - dedicado a esta família, a qual possuía potes de cerâmica, como uma família qualquer que conhecemos. Porém, ao comparar o pote de cerâmica dos Médici com o pote de um sapateiro da época, pude perceber o poder que a arte tem de denunciar as divisões sociais.

As telas impressionam pela riqueza de detalhes e pelo simbolismo sagrado, e principalmente, por estarem aqui em Belo Horizonte. O silêncio somado a observação produzia um desejo, quase que visceral, de tocar nas obras. A segurança era intensa, ninguém ousaria tal feito.

Saímos da exposição extasiados. Sim, viajamos no tempo e percebemos como a Arte é de fato um portal para o conhecimento. Ver aquelas peças foi como humanizar um mito, tocar no intangível e dar sabor ao insípido.

Saímos da Galeria e fomos almoçar em um restaurante fast-food em um Shopping perto dali. Para chegar a esse restaurante passamos por dentro de uma sala de Jogos eletrônicos. A sala estava repleta de jovens, todos com armas em punho, ou então pilotando seus Caças virtuais. O frenesi para abater o inimigo virtual parecia estar sendo gerado por uma hipnose coletiva que, naquele momento, controlava os instintos dos ávidos jogadores. Ao sairmos daquela sala fomos interceptados por um batalhão de consumidores que andavam frenéticamente atrás da oferta de felicidade que enfeitava as vitrines.

Senti uma tristeza e uma agonia que me levou a escrever essa crônica, que vem como forma de denuncia, porem, não será nada novo para aqueles que amam a liberdade, amam a vida e principalmente que amam a espontaneidade.

Não quero fazer apologia à erudição em detrimento do lazer que é oferecido hoje para a classe média Brasileira. Quero apenas questionar esse desinteresse pelo conhecimento universal.

Primeiramente, fiquei surpreso com o valor da entrada para a amostra de Arte. Cinco reais; esse era o valor que um adulto pagaria para fruir conhecimento e sentimento das obras expostas. Imaginei que encontraria muitas pessoas ali, o que de fato não aconteceu. A sala estava vazia! Por um lado eu ate gostei, pois ir a uma amostra de Arte onde o público é escasso é uma benção divina para quem quer se deliciar com as obras.

Questionei qual seria a razão daquela Galeria não estar repleta de pessoas. Coloquei a culpa inicialmente na divulgação. Mas não foi plausível. Logo em seguida culpei a burguesia dominante, mas não consegui sustentar essa tese ao me lembrar do preço do ingresso e de que a Exposição era patrocinada por uma das maiores empresas de produção de Automóveis do País. Cheguei então a uma conclusão, faltava interesse das pessoas. Mas como ter interesse por algo que não faz parte do nosso cotidiano?

A idéia atual de lazer, nas metrópoles, está refém do consumismo. Fica claro isso ao vermos famílias inteiras indo se “divertir” nos Shoppings. Muitas famílias que estavam ali naquela Arena moderna (ou hiper-moderna?) até sabiam da Exposição de Arte, mas entenderam que não podiam perder tempo com essas “bobagens de intelectuais”. Esse pensamento tem sido prejudicial para a formação de uma cultura universal, pois a arte mundial tem sido colocada como algo somente para os intelectuais, e a Arte local tem sido desprezada, chamada de passatempo, e geralmente lembrada como fruto das festas folclóricas ou religiosas.

Percebo que nosso povo vem sendo mutilado culturalmente pela voracidade consumista e pelo descaso histórico com a transmissão e valorização do conhecimento artístico. O alvo dos últimos governos, inclusive do atual, era acabar com a fome no País, entretanto, seria bom também lembrá-los que o Brasileiro tem uma alma, que também precisa ser alimentada.

O fato de sermos uma colônia consumista das iguarias do capitalismo faz com que os esforços educacionais do País se pareçam com projetos de ONGs para socorrer refugiados de guerra.

Mas pensando bem, a imagem dos jovens nos jogos eletrônicos, parecia como um treinamento militar. Será que estamos em guerra? Sim, estamos em guerra, e parece que o Hedonismo avança a cada dia, fazendo com que o conhecimento fique entrincheirado nos corredores das Universidades, sem que cumpra o seu papel mais sublime, a saber, fazer com que o homem conheça a si mesmo.

Ao deixarmos a Galeria de Arte minha filha de sete anos disse, “Pai, tô sentindo uma alegria e tô com vontade de chorar!”. Ao sairmos do shopping eu pensei, “Filha, agora sou eu que estou com vontade de chorar”.

Vivemos fazendo arte!!!

Quanto mais estudo a história da Arte, mais percebo que o homem vive fazendo arte. Da até pra brincar com as palavras...artesão (arte + tesão..ou ar + tesão ou ainda arte + são)......artesanato (arte +.....sanato...será que está relacionado com sanidade?....ah...deixa pra lá...vamos voltar ao assunto de hoje).

Nascemos pra fazer Arte....isso mesmo....a questão é que quando crianças a gente gosta é de fazer arte...e dai a gente fica ouvindo, "Num faz arte menino", e isso confunde um pouco a cabeça do artista.

Todos dos dias vejo que o espírito criativo de Deus opera no coração dos homens....

Bem, é isso ai...que a sua arte vire Arte. Lembre-se só que, depois da Arte pronta, ela se torna obejto de apreciação dos outros!

Beijos Estrambóticos

28 março 2006

Seja Bem vindo!!!

Queridos amigos, irmãos, curiosos, colegas e todos aqueles que, de alguma forma, se interessam pelo que escrevo. Seja bem vindo! Espero que os textos aqui postados sirvam pra te incomodar muito!!! Todos os textos podem ser publicados em qualquer tipo de mídia, desde que seja mencionado o autor, ou seja, eu.

Meu desejo é usar esse espaço como uma ferramenta de dialogo ontológico, e ao memso tempo, saber que muitos poderão conhecer um pouco mais das conversas de mim comigo mesmo.

Bem, vamos lá!!!

Gerson Freire